🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Homem que critica Lula no Roda Viva é Chico de Oliveira, não Frei Betto

Por Luiz Fernando Menezes

6 de maio de 2019, 16h12

Um vídeo com críticas do sociólogo Francisco de Oliveira ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no programa Roda Viva, da TV Cultura, em 2012, tem sido veiculado nas redes sociais nos últimos dias como se o entrevistado fosse o frade dominicano e jornalista Frei Betto. Fundador do PT e professor aposentado da USP, Oliveira disse durante a entrevista que Lula era uma pessoa que “não tem caráter” e um “oportunista”.

As publicações com a falsa atribuição analisadas por Aos Fatos erram ainda ao apontar Frei Betto como irmão de Lula. Na verdade, é Frei Chico, apelido de José Ferreira da Silva, o irmão do ex-presidente.

O vídeo com a legenda enganosa foi publicado por perfis pessoais e acumulava mais de 132 mil compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (6). Denunciado por usuários do Facebook, o conteúdo foi marcado por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação disponibilizada pela rede social (entenda como funciona).


FALSO

Prestem muita atenção! Esse é Frei Betto, irmão de Lula. Veja o que ele disse.

Quem disse, no programa Roda Viva, que o “verdadeiro” Lula “é muito mais esperto do que vocês supõem” e que o petista “não tem caráter” é o professor aposentado de sociologia da USP Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira, mais conhecido como Chico Oliveira. Ele é um dos fundadores do PT, partido que deixou em 2003. Oliveira também é um dos responsáveis pela criação do PSOL.

A entrevista em questão foi ao ar em julho de 2012. Essa não foi a única ocasião em que Chico Oliveira criticou o ex-presidente. O professor já disse que Lula era “mais privatista que o FHC” e que as “aventuras esquerdistas” do PT não têm mais lugar na sociedade brasileira.

Além disso, há outro erro: Lula e Frei Betto não são irmãos. Como mostrado por Aos Fatos em checagem anterior, não se sabe a quantidade exata de irmãos do ex-presidente, mas o único com o nome parecido ao citado pelo boato é Frei Chico, apelido de José Ferreira da Silva, que representou Lula em diversas ocasiões enquanto ele ocupava a Presidência, incluindo velórios.

Frei Betto, na verdade, é Carlos Alberto Libânio Christo, frade dominicano, escritor e jornalista que, além de escrever romances, trabalhou em lideranças sindicais como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), a Pastoral Operária do ABC Paulista e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Este conteúdo também foi checado como falso pela AFP, pela Agência Lupa e pelo Estadão.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.