🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Fotos antigas da cracolândia em SP são compartilhadas como se fossem atuais

Por Priscila Pacheco

11 de abril de 2020, 20h39

Publicações que circulam nas redes sociais veiculam fotos tiradas em 2017 e 2018 na região da cracolândia, em São Paulo, como se fossem desta sexta-feira (10) (veja aqui). As imagens fora de contexto são usadas nas postagens para sustentar que a política de isolamento social determinada pelo governador João Doria (PSDB) não tem sido efetiva na área de venda e consumo de crack no centro da capital paulista.

Difundida pelo perfil NasRuas no Facebook, a peça de desinformação reunia mais de 58 mil compartilhamentos na noite deste sábado (11). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Sabem o que é isso??? A Cracolândia do Dória, hoje!!! Mas como eles sobrevivem sem o confinamento???😕😕#DoriaLixo #ForaDoria



Para sustentar que as medidas de isolamento social do governo de São Paulo não estão dando resultado na região da cracolândia, publicações nas redes sociais lançam mão de fotos antigas, publicadas entre 2017 e 2018, como se fossem de sexta-feira (10).

A imagem acima é de Juarez Santos e foi tirada em 31 de maio de 2017 na região da Praça Princesa Isabel, segundo consta no site Fotos Públicas. O material chegou a ser usado em 9 de junho daquele ano em reportagem do Metro Jornal sobre verba emergencial que a Prefeitura de São Paulo receberia do então presidente Michel Temer (MDB).

Esta foto foi clicada por Bruno Santos, da Folhapress, e mostra pertences de usuários de crack espalhados pela rua após ação da GCM (Guarda Civil Metropolitana) no centro de São Paulo em 2 de agosto de 2017. O caso foi noticiado na época pela Folha de S.Paulo.

Por fim, o registro acima da cracolândia foi feito pelo fotógrafo Edu Garcia em 19 de abril de 2018 e ilustrou uma publicação do portal R7 de 20 de julho daquele ano a respeito de um cadastro de usuários de álcool e drogas promovido pela prefeitura paulistana.

Ainda que as fotos sejam antigas, é verdade que o alto movimento na cracolândia não cessou após a adoção de medidas de isolamento social pelo governo paulista. No fim de março, por exemplo, O Globo registrou aglomeração de usuários de drogas na região. A quarentena em São Paulo teve início no dia 24 de março com previsão de término no dia 7 de abril, mas foi prorrogada até o dia 22 de abril.

Referências:

1. Folha de S. Paulo
2. Metro Jornal
3. R7
4. G1 (Fontes 1, 2 e 3)
5. Governo do Estado de São Paulo
6. O Globo
7. Fotos Públicas


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.