Aos Fatos

Seja um apoiador

Checamos

Leia as últimas declarações checadas pela equipe do Aos Fatos

Mais

Explore todos os nossos conteúdos e checagens

Foto de pessoas deitadas na rua não retrata infectados pelo coronavírus na China

Por Bruno Fávero

31 de janeiro de 2020, 16h33


A foto de uma homenagem a vítimas do nazismo feita em Frankfurt em 2014 circula nas redes sociais (veja aqui) como se mostrasse pessoas infectadas pelo coronavírus em Wuhan, na China, neste ano. Na verdade, a fotografia é da Reuters e mostra um grupo de pessoas deitadas em um projeto artístico que homenageou 528 mortos no campo de concentração de Katzbach, que funcionou na cidade alemã durante o regime nazista.

A peça de desinformação, que também circulou na França e nas Filipinas, tem sido disseminada no Brasil principalmente pelo WhatsApp, onde sua checagem foi sugerida por leitores do Aos Fatos (inscreva-se aqui). Não é possível medir com precisão o alcance do que é compartilhado na plataforma.


FALSO

Uma imagem de um projeto artístico em homenagem a vítimas do nazismo está circulando no WhatsApp como se retratasse infectados pelo coronavírus na China passando mal. A fotografia mostra dezenas de pessoas deitadas no meio da rua e a legenda da peça de desinformação diz que se tratam de doentes em Wuhan, onde começou a epidemia do coronavírus, "caindo por toda a cidade".

Por uma busca reversa na imagem, é possível ver que, a verdade, ela é de 2014 e foi tirada em Frankfurt pelo fotógrafo da Reuters Kai Pfaffenbach.

Segundo a legenda no site da agência, o momento capturado mostra um projeto artístico em que 528 pessoas deitaram nas ruas da cidade em homenagem a 528 vítimas do campo de concentração de Katzbach mortas em 1945.

O conteúdo enganoso também foi checado pelo E-farsas e pela Lupa no Brasil e pela AFP na França e nas Filipinas.

Referências:
1. Reuters
2. E-farsas
3. Agência Lupa
4. AFP
5. Aos Fatos