Aos Fatos

Seja um apoiador

Checamos

Leia as últimas declarações checadas pela equipe do Aos Fatos

Mais

Explore todos os nossos conteúdos e checagens

Foto de obra na BR-163 em 2015 é compartilhada como se fosse do governo Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

5 de agosto de 2019, 12h59


Uma foto de 2015 da obra de asfaltamento de um trecho da BR-163 tem sido compartilhada nas redes sociais como se ela fosse fruto do governo de Jair Bolsonaro. A imagem aparece, ainda, acompanhada de outra foto, de 2017, de trecho não pavimentado da rodovia para sugerir que a estrada não recebeu atenção durante os governos do PT (veja aqui).

Além de antigas, as fotos são de pontos diferentes da BR-163. A que retrata a estrada de terra é de parte da rodovia no Pará. A que mostra a parte pavimentada é da obra da BR-163 realizada no Mato Grosso pela concessionária Rota do Oeste. Em fevereiro deste ano, Aos Fatos também checou diferentes imagens antigas de asfaltamento da BR-163 que circulavam nas redes como se as obras tivessem sido iniciadas no governo Bolsonaro.

As peças de desinformação foram denunciadas ao Aos Fatos por leitores no WhatsApp (veja como participar) e por usuários do Facebook, onde foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona). Nesta última rede social, os posts já acumulavam mais de 13 mil compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (5).


FALSO

A comparação entre as duas fotos acima circula nas redes para sugerir que as obras realizadas na BR-163 começaram durante o governo Bolsonaro. A informação, no entanto, é falsa. A primeira foto, de um trecho de terra da rodovia, foi registrada em 2017 no Pará. A segunda, de trecho asfaltado, é de 2015 e mostra uma obra realizada em parte da rodovia no Mato Grosso.

A primeira imagem, que mostra caminhões em uma estrada de terra e é acompanhada do texto “16 anos de PT”, aparece nas redes desde fevereiro de 2017. Na época, caminhões ficaram parados nos atoleiros da BR-163 no trecho entre os municípios Trairão (PA) e Novo Progresso (PA). Aos Fatos não encontrou a autoria da foto.

Já a segunda foto, que mostra parte asfaltada da estrada, é ainda mais antiga. Ela foi registrada pela assessoria da concessionária Rota do Oeste em junho de 2015, responsável pela duplicação da BR-163 no Mato Grosso, e retrata a aplicação de pavimento asfáltico na segunda etapa da obra no no km 73 da rodovia.

Esta é a segunda vez que Aos Fatos checa informações falsas sobre o asfaltamento da rodovia. Em fevereiro deste ano, três outras versões de peças de desinformação circularam nas redes.

Em outubro de 2018, 654 km dos 710 km da BR-163 na divisa com o Mato Grosso já tinham sido pavimentados, de acordo com boletim do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes). Em janeiro deste ano, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que a conclusão do asfaltamento da rodovia é uma das prioridades da pasta para 2019. A estrada é economicamente importante, porque liga o centro produtor de grãos do Brasil aos portos da região Norte.

Referências:

1. G1
2. Site da Rota do Oeste
3. Aos Fatos
4. DNIT
5. Revista Globo Rural