Aos Fatos

Seja um apoiador

Checamos

Leia as últimas declarações checadas pela equipe do Aos Fatos

Mais

Explore todos os nossos conteúdos e checagens

Foto de Greta Thunberg comendo na frente de crianças africanas é montagem

Por Luiz Fernando Menezes

25 de setembro de 2019, 12h08


A foto que circula nas redes sociais que mostra a ativista sueca Greta Thunberg comendo enquanto é observada por crianças pobres é uma montagem (veja aqui). Na foto original, a janela ao lado de Greta mostra uma paisagem. Já a imagem das crianças foi retirada de uma fotografia feita na República Centro-Africana de 2007.

No Facebook, a montagem já foi compartilhada ao menos 1.500 vezes até a tarde desta quarta-feira (25). Todas as publicações com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Imagens da vida difícil que a comunistinha leva na Suécia .Roubaram os sonhos dela, imagine os sonhos de quem realmente tem dificuldade na vida.

Circula nas redes sociais uma foto da ativista sueca Greta Thunberg comendo dentro de um trem enquanto é observada por crianças. As publicações que trazem a imagem apontam uma suposta contradição no discurso de Greta, que disse na ONU na última segunda-feira (23) que os líderes mundiais roubaram seus sonhos e sua infância. A imagem, no entanto, é uma montagem de duas fotos.

Uma das imagens foi publicada pela própria Greta em seu Twitter no dia 22 de janeiro deste ano e mostra a ativista comendo durante uma viagem de trem na Dinamarca. Na foto, a janela ao lado de Greta mostra apenas uma paisagem.

A outra foto tirada foi tirada em 2007 por Stephanie Hancock, da Reuters, e retrata crianças africanas que vivem nas florestas próximas à vila de Bodouli, na República Centro-Africana.

Referências:

1. Veja
2. Reuters