🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de Bolsonaro e Trump na Times Square é montagem

Por Luiz Fernando Menezes

20 de março de 2019, 14h05

A foto dos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump em um outdoor na Times Square é uma montagem usando a ferramenta online Photofunia, que cria efeitos em fotos do usuário. A imagem também não retrata Nova York e sim o Central Building, prédio em Hong Kong.

A montagem está sendo compartilhada por perfis pessoais e páginas pró-Bolsonaro para demonstrar o sucesso do encontro dos dois líderes. As publicações, juntas, já acumulam cerca de 4.000 compartilhamentos. Todas elas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Vai vendo!!! Times Square agora há pouco!!! A esquerda toda se coçando de raiva!!! Hehehe!!! Vai nessa, Capitão!!!

Circula pelas redes sociais uma foto que alega retratar a Times Square na tarde desta terça-feira (19) com um grande outdoor eletrônico com fotos dos presidentes Jair Bolsonaro (PSL) e Donald Trump. Os dois se encontraram na Casa Branca, em Washington.

A foto, no entanto, não é real: duas imagens do encontro entre os presidentes foram colocadas em uma ferramenta online chamada Photofunia, que faz, automaticamente, uma inserção de fotos naquele outdoor. Abaixo, você pode conferir a montagem de Bolsonaro e Trump e um dos exemplos apresentados pelo site.

Além disso, a foto não mostra a Times Square, famoso cruzamento da cidade de Nova Iorque, mas sim o Central Building de Hong Kong. A imagem original é da empresa POAD Smarter Outdoors, que trabalha com publicidade em Hong Kong, Singapura e Macau.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.