🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Estrada japonesa mostrada em foto foi construída em dois meses, não em 24 horas

Por Luiz Fernando Menezes

16 de outubro de 2019, 17h35

Não é verdade que foi construído em 24 horas o trecho de uma estrada japonesa mostrada em foto que circula em posts nas redes sociais (veja aqui). A obra levou cerca de dois meses para ser concluída. A estrutura foi erguida provisoriamente na região de Fukui após um deslizamento de terra interditar a via original em meados de 2018.

Publicada por páginas e perfis pessoais no Facebook, a peça de desinformação já acumulava ao menos 66 mil compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (16). Todas as postagens enganosas foram marcadas com o selo FALSO pelo Aos Fatos na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Estrada pré-moldada, obra de emergência feita no Japão em 24 horas para não atrapalhar o fluxo.

Segundo publicações que circulam nas redes sociais, a imagem de uma estrada que contorna um deslizamento de terra mostraria o resultado de apenas um dia de trabalho dos japoneses. De acordo com as postagens, a ponte seria um modelo pré-moldado que teria sido utilizado para não atrapalhar o fluxo de veículos da região.

Uma busca reversa da imagem, no entanto, desmente tais afirmações. A mesma fotografia, sem indicação de autoria, aparece em notícias sobre a construção de uma ponte temporária em formato de “U” na Rodovia Nacional nº 305, na região da cidade japonesa de Fukui. Segundo as matérias, o desvio foi construído para liberar o tráfego, interditado desde que fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra na região em julho de 2018.

Segundo o jornal Fukuishimbun Online em agosto de 2018, a prefeitura da cidade planejava a construção da estrutura temporária em formato de “U”. No dia 1º de novembro, o mesmo periódico informou que o trecho havia sido concluído. As obras, no entanto, começaram no dia 27 de agosto, o que significa que a ponte demorou cerca de dois meses para ser construída. O site TrafficNews, inclusive, publicou uma foto do processo de produção:

O mesmo boato circulou também em outras línguas, tendo sido publicado inclusive no site de humor americano 9gag e em fóruns online como o Reddit. Ela foi checada pelo Factly e, no Brasil, pelo E-Farsas.

Referências:

1. Vn Express
2. Fukui Shimbun Online (Fontes 1 e 2)
3. Traffic News.jp


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.