Reprodução

🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2018. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Este plano de aula ajudará alunos do ensino médio a aprenderem a checar brincando

3 de abril de 2018, 15h30

Plano de aula em formato de jogo de cartas foi traduzido por Aos Fatos em cooperação com a Agência Pública por ocasião do Dia Internacional da Checagem de Fatos. Veja aqui outras ações que Aos Fatos preparou para a ocasião.

Idealizado e elaborado pela organização italiana Factcheckers.it para a IFCN (International Fact-Checking Network), o jogo "Cheque Isso!" permitirá a estudantes de ensino médio aprender a checar fatos de maneira divertida e didática. O material foi traduzido para o português pelo Aos Fatos em comemoração ao Dia Internacional da Checagem, em 2 de abril. Agora, o jogo-aula está disponível para download aqui. Basta fazer um cadastro.

O público-alvo são estudantes de 15 anos ou mais, que debaterão a respeito de um referendo no país fictício de Agritânia. A consulta decidirá se o país deve ou não aceitar o consumo de transgênicos. Para informar a população da melhor maneira possível, checadores do jornal Agritânia Hoje devem investigar, a partir de informações confiáveis — e outras nem tanto — o que é fato e o que não é nos dois lados do debate. Ao final, devem produzir um relatório com suas constatações. O exercício em aula tem duração prevista de duas horas.

Já o jogo "Cheque Isso!" é composto por cinco conjuntos de 25 cartas, sendo que cada conjunto traz uma pergunta com notícias verdadeiras, distorcidas e falsas que devem ser checados pelos alunos. Esses conjuntos também acompanham um painel que reproduz opiniões diferentes relativas ao tema.

Os estudantes devem fazer a análise das cartas com as notícias e, depois, indicar a opinião mais adequada elencada no painel. Os envolvidos na atividade também poderão, se julgarem ser o caso, criar títulos e textos diferentes daqueles sugeridos.

Os professores receberão também um manual com contexto e sugestões de fontes para auxiliar na avaliação das verificações resultantes da atividade.

O material também contempla um Guia do Professor e um Guia de Checagem de Fatos. O primeiro traz instruções sobre como o professor deve conduzir a atividade dentro da sala de aula. No Guia de Checagem de Fatos, os estudantes poderão conhecer dicas e ferramentas para verificar imagens e vídeos, além de descobrir se um estudo tem credibilidade e se um site traz informações corretas. O jogo aconselha também ao professor conduzir uma aula prévia sobre o que é checagem de fatos, de modo a esclarecer aos estudantes leigos sobre o processo de apuração de um material jornalístico.

Clique aqui para ir para a página de download. Há também versões em inglês, espanhol e italiano.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.