Aos Fatos

Seja um apoiador

Checamos

Leia as últimas declarações checadas pela equipe do Aos Fatos

Mais

Explore todos os nossos conteúdos e checagens

É falso que vídeo mostre Lula sendo expulso de restaurante

Por Luiz Fernando Menezes

11 de novembro de 2019, 16h03


Não é verdade que um vídeo que circula nas redes sociais mostra o ex-presidente Lula sendo expulso a gritos de um restaurante após ter sido solto na última sexta-feira (8). As imagens, que retratam pessoas gritando “Fora PT” (veja aqui), foram gravadas em agosto de 2017 em um shopping em Natal (RN) durante visita do então prefeito de São Paulo João Doria (PSDB). Segundo foi noticiado à época, os gritos teriam começado após manifestantes de esquerda terem se reunido para protestar contra o tucano, que almoçava no local.

As publicações que compartilham o descontextualizado já somam mais de 8.200 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (11). Todas elas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Lula sendo expulso de um restaurante ontem!

Um vídeo que mostra pessoas gritando “Fora PT” e “Lula na prisão” em um restaurante circula nas redes sociais como se mostrasse o ex-presidente Lula sendo expulso do local, para onde teria ido no último fim de semana, após ser solto na sexta-feira (8). O vídeo, no entanto, foi gravado em 16 de agosto de 2017 em Natal (RN), quando o então prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) almoçava em um restaurante de um shopping da cidade.

Outro vídeo da mesma ocasião também foi publicado no YouTube pelo blog de Heitor Gregório na Tribuna do Norte em 16 de agosto de 2017. Segundo o colunista, quando Doria almoçava, foi interrompido a gritos por manifestantes do PT. Ainda segundo o blog, em resposta, outras pessoas gritaram “Fora PT”. Os protestos contra Doria foram noticiados por outros veículos, como Veja e Estadão. Na época, o então prefeito recebia um título da Câmara Municipal de Natal.

Não há informações no site do PT e no Instituto Lula ou em suas redes sociais sobre a agenda de Lula no dia 16 de agosto de 2017. Entre os dias 17 e 19 daquele mês, o ex-presidente fazia uma caravana pela Bahia, conforme pode ser verificado em seu Twitter.

O PT publicou uma nota no último sábado (9) desmentindo a peça de desinformação. “Os milicianos digitais usaram imagens antigas de um protesto em um shopping Midway, em Natal (RN), onde Lula não estava. É válido lembrar que o ex-presidente deixou a sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, na tarde desta sexta-feira (8) e, neste sábado (9), fez um discurso histórico na frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo”, afirma.

O mesmo boato circulou nas redes sociais em outubro de 2017, mês em que foram gravadas as imagens. Segundo o e-Farsas e a revista Veja, que checaram a peça de desinformação, já naquela época o vídeo estava descontextualizado para sugerir que Lula teria sido expulso a gritos de um restaurante.

Referências:

1. Tribuna do Norte
2. Veja
3. Estadão
4. PT.org (Fontes 1 e 2)
5. Instituto Lula