🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que vídeo mostra operação do Exército para prender imigrantes ilegais

Por Luiz Fernando Menezes

16 de setembro de 2019, 15h55

Um vídeo que mostra uma operação do Exército realizada em 2017 na Amazônia tem circulado nas redes sociais como se retratasse a prisão de imigrantes ilegais que teriam “invadido” o Brasil (veja aqui). No entanto, além de ter ocorrido há dois anos, a ação do Exército foi para desmontar um garimpo ilegal em uma reserva indígena Yanomami em Roraima e não tinha nenhuma relação com prisão de imigrantes.

A peça de desinformação foi publicada por diversos perfis pessoais no Facebook e acumula, até a tarde desta segunda-feira (16), mais de 3.500 compartilhamentos. As publicações foram marcadas como FALSAS na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Militares do Exército Brasileiro já estão começando a pegar os invasores do Brasil. Isto a Globo não mostra, só as outras TVs.

Publicações que circulam nas redes sociais trazem um vídeo de uma operação do Exército contra um garimpo ilegal em Roraima como se retratasse uma ação do atual governo para prender supostos “invasores do Brasil”. As imagens, na verdade, são de uma reportagem que foi ao ar no dia 29 de setembro de 2017 no Jornal da Band sobre uma operação contra um garimpo ilegal:

Na ocasião, o Exército desmontou um garimpo em uma reserva indígena Yanomami nas margens do rio Uraricoera, distante cerca de 330km de Boa Vista . O local abrigava cerca de 600 pessoas e funcionava como uma pequena cidade, com comércio, sinal de antena parabólica e até uma rede de prostituição.

Referências:

1. Band
2. Folha de Boa Vista


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.