🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Lula pediu autorização ao STF para passar lua de mel em Dubai

Por Luiz Fernando Menezes

18 de novembro de 2019, 17h46

Não é verdade que advogados do ex-presidente Lula (PT) pediram ao STF (Supremo Tribunal Federal) autorização para ele viajar a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em lua de mel, como sustentam publicações nas redes sociais (veja aqui). A desinformação foi negada pelas assessorias da Corte e do petista. Apesar de Lula já ter manifestado intenção de casar com a namorada, a socióloga Rosângela da Silva, não há informações sobre possível data da cerimônia.

A peça de desinformação foi publicada por perfis pessoais e páginas no Facebook, como a MREB-Brasil, acumulando ao menos 3.000 compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (18). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Advogados do BANDIDO CONDENADO solicitaram hoje ao STF, autorização para que o casal possam passar a sua Lua de Mel, em Dubhay nos Emirados Árabes. O processo foi distribuído para Ministro Lewandowski que já acenou que concorda.

A autorização mencionada pelas publicações checadas não existe, como Aos Fatos pôde constatar nota, pela assessoria da Corte.

O ex-presidente Lula, em nota, também negou ter protocolado qualquer pedido nesse sentido. E também não seria necessário: ele não é alvo de medidas cautelares previstas no CPP (Código Processual Penal), portanto não tem impedimentos para viajar ao exterior.

Lula anunciou que pretende se casar com a namorada, a socióloga Rosângela da Silva, no mesmo dia em que saiu da prisão, em 8 de novembro. Não há previsão, no entanto, de quando será realizada a cerimônia, segundo informou a assessoria do petista.

Referências:

1. STF
2. Planalto
3. Folha de S.Paulo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.