🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que a Igreja Universal foi proibida na Alemanha

Por Luiz Fernando Menezes

12 de dezembro de 2019, 14h49

Não é verdade que a Igreja Universal do Reino de Deus foi proibida de atuar na Alemanha em razão de seu método de arrecadação de dízimo. As publicações que trazem essa desinformação (veja aqui) remetem a um caso ocorrido em setembro deste ano, quando um subprefeito de Berlim tentou barrar a compra de um imóvel pela Universal na cidade.

Antes de demonstrar interesse na compra do imóvel, a igreja evangélica, no entanto, já alugava a igreja. Além disso, a Universal está presente na Alemanha desde 1998 e tem outros templos naquele país, incluindo nas cidades de Munique e Frankfurt.

Publicações que trazem essa desinformação foram enviadas ao Aos Fatos como sugestão de checagem no WhatsApp (inscreva-se aqui). O mesmo conteúdo enganoso circula também no Twitter e no Facebook desde outubro. Nessa última, a peça de desinformação já reúne ao menos 40 mil compartilhamentos. Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da plataforma (saiba como funciona).


FALSO

Alemanha proíbe a Igreja Universal de se instalar no país, devido a sua forma de arrecadar dinheiro! Isto é ser um país sério!!

Publicações nas redes sociais afirmam que a Alemanha teria proibido a Igreja Universal do Reino de Deus de se instalar no país, o que não é verdade. A desinformação pode ter sido derivada de uma disputa entre a igreja e uma subprefeitura de Berlim, revelada em setembro deste ano.

O subprefeito de Mitte, Stephan von Dassel, queria impedir que a Universal comprasse um imóvel que alugava desde 2016, uma igreja construída no século 19 no meio da praça Leopold. Segundo a Deutsche Welle, Dassel justificou a medida dizendo que a igreja arrecada doações com base em falsas promessas.

Ainda segundo a emissora alemã, Dassel afirmou que o contrato firmado com a proprietária, a Comunidade de Deus, tem uma cláusula que prevê que o título só pode ser repassado com o aval da prefeitura. Aos Fatos não encontrou atualização sobre o caso mas, até outubro deste ano, a transação ainda não havia sido efetuada.

De todo modo, esse episódio não respalda o que afirmam as postagens que checamos. No site da Universal Alemanha, é possível verificar que existem outros dez endereços da denominação no país, com templo de adoração e realização de cultos. Segundo a Universal, ela já realiza trabalho evangelístico no país desde 1998.

Fundada em 1977, a igreja evangélica nasceu no Rio de Janeiro e é comandada pelo bispo Edir Macedo. Além da Alemanha, a Universal tem sedes em mais 94 países, sendo 24 deles europeus.

Referências:

1. Deutsche Welle
2. Deutschlandfunk Kultur
3. Igreja Universal do Reino de Deus (Fontes 1, 2, 3 e 4)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.