🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que filme chamado ‘Coronavírus’ foi lançado na China em 2013

Por Luiz Fernando Menezes

24 de março de 2020, 17h07

Não é verdade que, em 2013, foi lançado na China um filme chamado Coronavírus: O início da epidemia. A imagem que circula em publicações nas redes sociais (veja aqui) é uma versão adulterada do pôster da produção sul-coreana The Flu (A gripe, na versão em português), cujo enredo aborda uma epidemia fictícia de H5N1, a gripe aviária, não a do vírus causador da Covid-19.

A peça de desinformação circulou primeiro em espanhol em fevereiro deste ano e, em português, desde o começo de março. Até a tarde desta terça-feira (24), as versões nacionais deste conteúdo enganoso reuniam ao menos 25 mil compartilhamentos no Facebook e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Não é verdade que um filme chamado Coronavírus: O início da epidemia foi lançado na China em 2013, como afirmam publicações nas redes sociais. A imagem que ilustra os posts é uma versão adulterada do pôster da produção sul-coreana The Flu (A gripe). O longa-metragem de fato foi lançado naquele ano, mas o enredo aborda uma epidemia fictícia de H5N1, o vírus causador da gripe aviária, não o responsável pela Covid-19.

A imagem usada nas publicações não apresenta sinais de edição, segundo Aos Fatos constatou. Logo, é provável que a foto tenha sido captada a partir de uma versão pirata do filme, cuja capa fora modificada para venda. Na original (abaixo, à esquerda), é possível ver o título verdadeiro da produção.

A obra, dirigida por Kim Sung-su, conta a história de uma epidemia fictícia de H5N1 no distrito de Bundang, na Coreia do Sul. Segundo a Reuters, este foi um dos filmes mais procurados pelos chineses durante o pico do surto do novo coronavírus no país no início deste ano. O filme estreou primeiro nos cinemas coreanos em 15 de agosto de 2013, segundo o IMDb (Internet Movie Database).

A mesma peça de desinformação circula em perfis de rede social na Espanha e no México desde fevereiro, tendo sido checada pelas iniciativas de checagem SpondeO e Maldita. Em março, ela também passou a circular em Portugal.

As publicações que Aos Fatos checou têm usado esta peça de desinformação para levantar suspeitas a respeito do papel da China na disseminação da atual pandemia de coronavírus.

Referências:

1. IMDB
2. 24Horas.mx
3. Revista Exame


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.