Divulgação

🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2017. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

As dez mais lidas no Aos Fatos em 2017

28 de dezembro de 2017, 14h00

O prefeito João Doria (PSDB-SP), a família Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) foram os protagonistas do ano de 2017 para os leitores do Aos Fatos. Eles foram alvo das checagens que mais repercutiram ao longo do ano, com recorde de acesso e engajamento nas redes.

Neste fim de ano, nossa equipe ranqueou nossas dez reportagens mais lidas em 2017. Veja abaixo o resultado. Clique no título para ler a íntegra da checagem.


1

Um ano depois, como estão 10 promessas de Doria ao assumir a Prefeitura de SP

A reportagem foi publicada em 22 de dezembro. Aos Fatos checou dez das promessas feitas pelo prefeito paulistano para sua gestão e verificou seus andamentos. Algumas foram cumpridas. Outras, no entanto, estão longe da meta final. Dentre os maiores desafios de Doria estão a fila das creches públicas, a melhoria do transporte público e a construção de piscinões e reservatórios de água.


2

Eduardo Bolsonaro dispara contra a esquerda com dados questionáveis

A reportagem foi publicada em 20 de outubro e narra como o deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) defendeu o projeto e a candidatura à Presidência da República do pai, Jair Bolsonaro (PSC-RJ), numa visita ao Ceará. Ele citou dados equivocados a respeito da violência na Venezuela e de mortes motivadas pelos regimes nazista e stalinista. Bolsonaro-filho ainda citou afirmações nunca ditas por Lênin e Marx.


3

Lula usa Twitter para amplificar versões erradas sobre leis anticorrupção e Lava Jato

A pedido de leitora no Twitter, Aos Fatos selecionou três declarações de Lula nessa rede social e verificou que elas eram exageradas ou precisavam de contexto. A reportagem foi publicada em 29 de novembro.


4

Panfleto contra a reforma da Previdência apresenta informações incorretas

Em meio à primeira mobilização nacional contra a reforma da Previdência proposta pelo governo Michel Temer, um panfleto apócrifo comparava idades mínimas e tempo de contribuição para ter acesso à aposentadoria, sem especificar a que classe de trabalhadores se referia. Aos Fatos checou os dados informados na imagem e verificou se tratar de um panfleto sobre aposentadoria de policiais. A informação, do jeito que vem sendo compartilhada, entretanto, é FALSA. A reportagem foi publicada em 15 de março.


5

Checamos a entrevista de Lula a jornais e blogueiros

Em 20 de dezembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista a blogueiros e à imprensa tradicional. Na ocasião, falou das condições econômicas de quando foi eleito presidente pela primeira vez; de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso; reforma tributária; e política de verba publiciatária oficial e comunicação.

Aos Fatos foi a algumas de suas declarações e verificou que Lula cita dados equivocados sobre o histórico de seu governo, mas também acerta quando fala em sua derrota ao propor duas reformas tributárias durante seus mandatos.


6

Dado sobre falsas denúncias de estupro não tem amparo oficial

A reportagem é de 19 de abril. Aos Fatos checou a informação em que se baseia o argumento principal para uma proposta que pretende criminalizar quem presta uma falsa acusação de estupro. Por isso, buscou dados oficiais de registros de abuso sexual tanto no Brasil quanto no exterior. Porém, devido à ausência de estatísticas mais básicas para comprovar ou refutar qualquer afirmação categórica a respeito de falsas acusações de estupro em território nacional, classificou a afirmação como INSUSTENTÁVEL.


7

O que é fato e o que é ficção sobre a condenação de Lula na Lava Jato

Em 13 de julho, Aos Fatos checou declarações feitas pelo PT, pela defesa e pelo próprio Lula a respeito de sua condenação em primeira instância no processo que apurava sua relação com um imóvel tríplex no Guarujá (SP).


8

Após divulgação de gravações, checamos o novo pronunciamento de Temer

Em 20 de maio, o presidente Michel Temer fez um segundo pronunciamento para se defender de acusações feitas pelo diretor da JBS, Joesley Batista, a reboque de acusações de obstrução de Justiça e corrupção. Da mesma forma que Aos Fatos checou sua primeira fala sobre o caso, voltamos a checar as declarações do peemedebista.


9

Notícia falsa: Proposta na Câmara não prevê aumento do mandato de Temer

O site Brasil 247 publicara uma matéria em que afirma que a instalação de uma comissão especial na Câmara dos Deputados abre precedente para o adiamento das eleições de 2018. A afirmação, entretanto, era refutada pelo texto do projeto e pelo autor. A reportagem é de 4 de maio.


10

Lula ataca, PSOL responde e nós checamos a briga na esquerda

“A única coisa que desejo é que eles ganhem alguma coisa, eu quero que eles governem a cidade do Rio de Janeiro. Quando eles governarem a cidade do Rio do Janeiro, metade da frescura deles vai acabar”. Essa foi a frase que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou, em entrevista ao jornalista José Trajano, para criticar o PSOL. O partido respondeu com uma lista de suas "13 frescuras", com a intenção de atacar indiretamente ideias defendidas pelo PT. A reportagem foi publicada em 21 de julho.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.