Aos Fatos

Pixabay

Com Aos Fatos, checagem ganha seção exclusiva no Google

publicado em: 26 de julho de 2017, às 13h30


Numa tentativa de tornar conteúdo jornalístico mais acessível, a página de notícias do Google, o Google News, passou a publicar desde segunda-feira (24) um bloco exclusivamente dedicado à checagem de fatos. Isso significa que plataformas que receberam o selo de verificação no início deste ano, como Aos Fatos, agora também têm suas matérias mais recentes relacionadas numa parte exclusiva da página de notícias principais.

No fim de junho, quando a funcionalidade ficou disponível pela primeira vez para publishers baseados nos Estados Unidos, Anand Paka, um gerente de produto do Google, disse ao Instituto Poynter que o objetivo da ação é "dar às checagens mais destaque". "Esperamos que seja um bom primeiro passo tanto para usuários quanto para as publicações envolvidas", continuou.

A estratégia também faz parte de uma aproximação do Google com veículos jornalísticos num contexto de disseminação descontrolada de desinformação nas redes. A empresa diz acreditar que a página de notícias não entregava de modo ideal conteúdo relevante e confiável para seus usuários. O destaque ao bloco de checagem é um dos fiadores desse novo posicionamento da empresa de tecnologia diante da indústria jornalística.

De acordo com levantamento do Nieman Lab com veículos e agências que publicam em inglês, de 5% a 25% do tráfego originário de buscas na internet tinham origem no Google News em 2014.