Aos Fatos

Cartaz pró-Bolsonaro não usou ‘forca’ em vez de ‘força’; imagem foi editada

Por Amanda Ribeiro

27 de maio de 2019, 16h45


Não é verdade que um banner de manifestantes em um dos atos pró-governo do último domingo (26) deseja "forca" em vez de "força" à equipe do presidente Jair Bolsonaro. Manipulada digitalmente, a foto teve a cedilha da palavra “força” apagada e acabou viralizando como se fosse verdadeira entre usuários contrários aos protestos.

A publicação, que circula por páginas e perfis pessoais, acumula ao menos 16 mil compartilhamentos no Facebook. No Twitter, ela chegou a ser compartilhada por usuários como o músico Lobão, que recentemente se posicionou contra o governo Bolsonaro após apoiá-lo durante as eleições. Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona).


FALSO

'Sabemos que não é fácil, mas estamos com vocês. Forca!'

Foi editada a imagem que mostra um banner amarrado a um carro de som com a frase “Sabemos que não é fácil, mas estamos com vocês. Forca!” e fotos do presidente Jair Bolsonaro e dos ministros Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Paulo Guedes (Economia).

A foto original, tirada por Fernanda Canoffre, foi publicada pela Folha de S.Paulo em uma galeria de imagens dos protestos do último domingo (26), e retrata um aspecto da manifestação em Belo Horizonte (MG). Ao serem comparadas as imagens original e compartilhada, no entanto, pode-se perceber que a foto foi manipulada de maneira a apagar a cedilha e, assim, causar o efeito de humor.

Questionada a respeito da postagem feita no Twitter, a assessoria de Lobão ainda não retornou o contato.

O e-Farsas também realizou uma checagem similar sobre o boato.