🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Bolsonaro não assinou decreto que proíbe consumo de drogas em universidades

Por Luiz Fernando Menezes

22 de maio de 2019, 12h32

Não é verdade que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou um decreto no dia 17 de maio proibindo o consumo de drogas e a nudez dentro das universidades brasileiras. Além de não existir tal decreto e de o uso de drogas já ser proibido no Brasil desde 1976, a informação foi veiculada originalmente por um site satírico.

As publicações dos sites Acontece Agora e Gazeta Informante que trazem essas informações falsas já passam dos 20 mil compartilhamentos no Facebook. Ambas as postagens foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação (entenda como funciona).


FALSO

Bolsonaro assina decreto que proíbe drogas em universidades e choca alunos.

Um texto originalmente publicado pelo site satírico Otarionista sobre um suposto novo decreto de Bolsonaro proibindo drogas nas universidades passou a ser veiculado por outros sites — como Acontece Agora e Gazeta Informante — como se fosse verídico. Segundo a publicação, o decreto assinado no dia 17 de maio “proíbe o consumo de drogas nos interiores das universidades do país” e ainda “prevê a proibição de alunos sem suas vestimentas na parte interna das instituições”.

O único decreto de Jair Bolsonaro no dia citado é o de número 9.795, que aprova a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão do Ministério da Saúde.

Durante o seu governo, Bolsonaro assinou apenas um decreto sobre drogas (nº 9.761), no dia 11 de abril. O texto aprovou a Pnad (Política Nacional sobre Drogas) que, entre outras medidas, prevê a adoção de um modelo de tratamento de usuários de drogas e o repasse de verbas do Estado para as chamadas “comunidades terapêuticas”, instituições não governamentais que atuam como espaços de internação temporária para usuários.

Legislação antidrogas. Os sites que publicaram o texto como se fosse uma notícia verdadeira não perceberam a ironia: as drogas já são criminalizadas no Brasil. Em vigor, a Lei Antidrogas (Lei nº 11.343/2006) prevê punições para traficantes e usuários de substâncias proibidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Enquanto os traficantes podem receber pena de prisão de 5 a 15 anos, usuários podem levar advertências, ser obrigados a cumprir medidas educativas ou prestar serviços à comunidade. O problema maior está em diferenciar um usuário de um traficante. A redação da lei não possui critérios claros e a distinção fica a cargo do juiz.

Antes de 2006, havia a Lei nº 6.368/1976, que também previa punição a quem consumisse drogas: um usuário podia ser condenado de seis meses a dois anos de detenção, enquanto traficantes estavam sujeitos a penas de três a quinze anos de prisão.

Procurados por Aos Fatos, os sites Acontece Agora e Gazeta Informante não responderam até a publicação desta checagem.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.