Aos Fatos

Seja um apoiador

Checamos

Leia as últimas declarações checadas pela equipe do Aos Fatos

Mais

Explore todos os nossos conteúdos e checagens

Ativista sueca Greta Thunberg não é neta de George Soros

Por Luiz Fernando Menezes

24 de setembro de 2019, 17h19


É falso que a ativista sueca Greta Thunberg seria neta do investidor bilionário húngaro George Soros, como afirmam publicações (veja aqui) e comentários (veja aqui) nas redes sociais. Os avôs dela são, na verdade, Olof Thunberg e Lars Ernman, genitores, respectivamente, de Svante Thunbeng e Malena Ernman, os pais de Greta.

A desinformação apareceu anteriormente em publicações nas redes sociais nos EUA e na França, mas só desembarcou no Brasil após o discurso de Thunberg na ONU (Organização das Nações Unidas), nesta segunda-feira (23). No evento, ela e mais 15 jovens ativistas apresentaram uma queixa contra Alemanha, Argentina, Brasil, França e Turquia que, segundo eles, não estavam cumprindo a Convenção dos Direitos da Criança.

As peças de desinformação já acumulavam ao menos 1.000 compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (24). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (veja como funciona).


FALSO

Neta do Soros...Ela tem 16 anos. Filha dos filhos de George Soros.

Greta Thunberg, neta de George Soros, é influenciada diretamente pelas ideologias nefastas, entre estas a do terrorismo climático.

Circula nas redes sociais uma montagem que mostra Greta Thunberg, ativista sueca de 16 anos, abraçada por George Soros, investidor bilionário e fundador da Open Society, junto da informação falsa de que os dois seriam neta e avô. Há peças de desinformação que vão além e afirmam que o grau de parentesco seria fruto de uma relação incestuosa de Soros.

Dos lados materno e paterno, os avôs de Greta são Olof Thunberg e Lars Ernman. A ativista é filha de Malena Ernman, cantora de ópera sueca, e de Svante Thunberg, ator.

George Soros tem cinco filhos: Alexander, Jonathan, Andrea, Robert e Gregory. Nenhum deles tem grau de parentesco com a família de Greta Thunberg.

A foto que circula nas publicações é uma montagem feita a partir de uma imagem publicada pela própria ativista em sua conta no Twitter, em dezembro de 2018. Na foto original (abaixo, à direita), Greta aparece ao lado do ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

Aos Fatos encontrou a mesma desinformação em publicações de redes sociais e em sites americanos e franceses, tendo sido, inclusive, desmentida pelo site britânico Full Fact. No Brasil, o Boatos.org também checou como FALSA a informação.

Referências:

1. BBC Brasil
2. Unicef
3. The Guardian