🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Aos Fatos procura testadores para monitor de desinformação

9 de março de 2020, 15h13

Quais peças de desinformação estão viralizando nas redes sociais? Qual é o alcance de uma informação de baixa qualidade? Para responder a estas e outras perguntas, Aos Fatos lança o Radar Aos Fatos, uma ferramenta de monitoramento em tempo real que acompanhará tendências de desinformação em diferentes áreas e assuntos de interesse. O Radar foi um dos projetos selecionados no desafio de inovação do Google News Initiative.

Na página do projeto, leitores poderão fazer o cadastro para participar dos testes da ferramenta, que tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2020. Nesta etapa, os apoiadores e leitores do Aos Fatos poderão navegar pelo Radar, testar as funcionalidades da plataforma e acompanhar como peças de desinformação estão se espalham na internet — em sites e redes como Facebook, Twitter, YouTube e Instagram.

“O Radar Aos Fatos vem para atender uma necessidade de compreensão dos fluxos de desinformação nas redes e na internet: quais os principais atores envolvidos, padrões de conteúdo e quais redes e grupos operam para amplificar essas peças de desinformação”, comenta Tai Nalon, diretora do Aos Fatos e idealizadora do projeto.

Um time multidisciplinar está dedicado há três meses para desenvolver o Radar: programadores, jornalistas, designer, cientista de dados e linguista estão envolvidos em todas as etapas, do desenvolvimento da metodologia até a escolha das funcionalidades, para apresentar monitoramentos de forma fácil e intuitiva. Além de uma versão gratuita, o Radar oferecerá um acesso premium, com acompanhamento de termos específicos e relatórios semanais de análise.

Nesta primeira etapa, além de ter acesso exclusivo ao ambiente de testes, os leitores também irão receber atualizações e novidades sobre o Radar Aos Fatos por e-mail e WhatsApp. “O nosso objetivo é incluir a audiência no processo de desenvolvimento do Radar para oferecer a melhor experiência possível para os usuários. O Radar é um projeto ousado e inovador que vem para contribuir com o entendimento sobre o ecossistema de desinformação no Brasil”, comenta Carol Cavaleiro, diretora de inovação no Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.