Aos Fatos

Aos Fatos firma parceria para viralizar checagem de fatos nas eleições

9 de julho de 2018, 18h30


Com o objetivo de aumentar o alcance da checagem de fatos durante o período eleitoral, o ICFJ (The International Center for Journalists), entidade americana que promove a qualificação de jornalistas e redações, anunciou nesta segunda-feira (9) uma parceria com Aos Fatos. Trata-se de um desdobramento do projeto Truthbuzz, em que são promovidas parcerias com grandes veículos e start-ups que, segundo o ICFJ, "demonstraram um profundo compromisso no combate à desinformação e um desejo de experimentar e inovar na área da checagem".

O programa atuará, além do Brasil, em veículos da Nigéria, dos Estados Unidos, da Índia e da Indonésia. O braço brasileiro dessa aliança conta também com a participação do jornal Folha de S.Paulo.

Por meio dessa parceria, um bolsista passará seis meses na redação do Aos Fatos e da Folha e terá como função desenvolver narrativas atraentes de modo a aperfeiçoar o impacto da checagem de fatos em período eleitoral.

Segundo a diretora e cofundadora do Aos Fatos, Tai Nalon, trata-se de uma oportunidade única para oxigenar e inovar dentro de uma redação onde todos estarão comprometidos com uma cobertura de grande intensidade. "É difícil pensar criativamente quando todos os nossos recursos estarão dedicados aos desdobramentos de uma eleição tão esperada quanto esta. O bolsista Truthbuzz vem em boa hora para organizar essa nossa pulsão criativa", disse.

O foco do projeto nas redações brasileiras deverá ser o WhatsApp. O bolsista, em colaboração com os profissionais do Aos Fatos, vão desenvolver estratégias de monitoramento e verificação de informações que circulam nesse dispositivo.

Leia aqui a nota completa do ICFJ, em inglês.