Aos Fatos

Seja um apoiador

Checamos

Leia as últimas declarações checadas pela equipe do Aos Fatos

Mais

Explore todos os nossos conteúdos e checagens

Aos Fatos é o único veículo brasileiro a concorrer a prêmio internacional de jornalismo digital

13 de agosto de 2019, 17h15


Aos Fatos é o único veículo brasileiro a concorrer aos prêmios OJA (Online Journalism Awards) deste ano. Indicado na categoria "Excelência Geral" em microrredações, Aos Fatos disputa o prêmio com as publicações Postdata.club, de Cuba, e The Pudding, dos Estados Unidos.

Organizado anualmente pela ONA (Online News Association), o OJA é o único conjunto de prêmios que honram a excelência em jornalismo digital mundialmente. Neste ano, são 130 finalistas que representam, segundo a entidade, "excelência e inovação". Dentre os vencedores em edições passadas estão os jornais americanos Washington Post e New York Times, a coalização de fact-checking mexicana Verificado e os sites brasileiros InfoAmazônia e Nexo.

Para escolher os finalistas deste ano, a ONA reuniu um grupo de 159 profissionais de mídia digital que, dentre 1.078 inscrições, escolheram os semifinalistas. Depois, mais 40 outros jurados de origens diversas selecionaram finalistas e vencedores.

Aos Fatos concorre ao prêmio de excelência pelo seu conjunto de projetos editoriais: @fatimabot, Fátima para Messenger, "Todas declarações de Bolsonaro, checadas", "Tweets de Bolso", além da produção de checagens em formato de HQs e gráficos.

O anúncio dos vencedores e a cerimônia de premiação serão na cidade americana de New Orleans, em 14 de setembro.