🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

CIA não listou Foro de São Paulo como organização terrorista

Por Amanda Ribeiro

29 de novembro de 2019, 17h08

Não é verdade que a CIA, serviço de inteligência americano, tenha publicado uma lista que cita o Foro de São Paulo como a terceira maior organização terrorista do mundo. Ao contrário do que afirma uma imagem que circula nas redes (veja aqui), a agência americana nunca divulgou um ranking do tipo e também não classifica como terrorista o fórum de partidos e movimentos de esquerda da América Latina.

Compartilhado principalmente no WhatsApp, o conteúdo foi enviado ao Aos Fatos como sugestão de checagem (inscreva-se aqui). Devido à natureza da rede social, não é possível determinar o seu alcance. A peça de desinformação também foi encontrada circulando no Facebook, onde acumula cerca de 300 compartilhamentos. Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede (saiba como funciona).


FALSO

A agência de inteligência norte-americana não classifica o Foro de São Paulo como terrorista e não há nenhuma menção ao grupo no site da CIA. Esta desinformação circula nas redes ao menos desde 2017.

Na página do serviço de inteligência americano, a lista de organizações criminosas internacionais — sem ranking por periculosidade ou total de bens — inclui todos os nomes que constam na tabela que checamos, menos o Foro de São Paulo. Também não há menção ao fórum da esquerda latinoamericana na página do FBI, que traz a descrição de terroristas procurados dentro e fora dos Estados Unidos.

Criado na década de 1990 como um espaço de discussão de ideias políticas de esquerda, o Foro de São Paulo é uma reunião de siglas de diversos países da América Latina. Seu propósito inicial era discutir os rumos da esquerda na região e promover o intercâmbio de experiências políticas entre países. O grupo, que atingiu seu auge entre 2008 e 2009, quando abrigava os partidos de presidentes de diversos países, como Brasil, Argentina, Bolívia e Equador, foi tendo sua importância esvaziada ao longo dos anos.

Por ser uma agremiação de siglas, e não propriamente uma organização, o Foro de São Paulo não tem nenhum tipo de bem declarado. Por isso, não é possível determinar o patrimônio do grupo, como aponta a tabela que compõe a peça de desinformação. No Brasil, participam do grupo siglas como o PT, PDT, PCB, PPS e PCdoB.

Referências:

1. G1 (Fontes 1 e 2)
2. CIA
3. FBI
4. BBC
5. Foro de São Paulo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.