Registro de protesto no Líbano circula como se mostrasse israelenses fugindo de ataque do Irã

Por Milena Mangabeira

26 de abril de 2024, 18h48

Não foi registrado em Israel e não tem relação com um ataque do Irã contra o país o vídeo que mostra uma multidão sendo contida por forças de segurança nas ruas. Peças de desinformação que fazem essa alegação sobrepõem um áudio falso ao registro de uma manifestação pró-Palestina ocorrida em outubro de 2023 em frente à embaixada dos Estados Unidos em Beirute, capital do Líbano. O protesto foi motivado por um ataque realizado contra um hospital em Gaza.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 8.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (26). As peças falsas também circulam no TikTok.


Selo falso

Deus tenha misericórdia. Urgente, agora. Continuemos orando por Israel.

Print de publicação que usa uma manifestação no Líbano como se fosse uma movimentação em Israel durante a iminência de um ataque a míssil pelo Irã, o que é falso.

Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo que mostra uma multidão nas ruas, com um áudio que alega que a movimentação teria acontecido recentemente em Israel por conta de um ataque iminente do Irã. Esse, no entanto, não é o contexto original das imagens, que foram registradas no Líbano em 17 de outubro de 2023 durante um protesto em apoio à Palestina.

Na ocasião, cidadãos se reuniram diante da embaixada dos Estados Unidos em Beirute, capital libanesa, para protestar contra o ataque a míssil realizado contra o hospital Al-Ahli, em Gaza. Centenas de pessoas morreram. A instituição de saúde abrigava, além de doentes e feridos, pessoas que fugiam do fogo cruzado do conflito entre Israel e Hamas.

O Hamas apontou Israel como responsável pelo ataque. O país negou a autoria do atentado, que atribuiu a um míssil lançado pela Jihad Islâmica, outro grupo extremista palestino.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou um vídeo semelhante ao usado pelas peças de desinformação publicado no X (ex-Twitter) em 17 de outubro de 2023, data do atentado contra o hospital palestino. A publicação ainda destaca manifestações em outros países do Oriente Médio (veja abaixo).

Outra versão identificada pela reportagem foi publicada no YouTube em 18 de outubro do ano passado (veja abaixo):

Leia mais
Explicamos Alvo de desinformação, conflito entre Israel e Hamas tem origens em disputa centenária

O Irã promoveu um ataque aéreo contra Israel no último dia 13 em resposta a um atentado contra o consulado iraniano na Síria ocorrido em 1º de abril. Não há informações sobre a possibilidade de novos ataques. O movimento ocorreu em meio ao conflito entre Hamas e Israel iniciado em outubro do ano passado, que já deixou milhares de mortos e feridos.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Estadão Verifica.

Referências:

1. O Estado de S. Paulo
2. X (@collinrugg)
2. YouTube (News.com.au)
3. BBC Brasil
4. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.