Foto de idosos fantasiados de mísseis patriotas em Copacabana foi criada por IA

Por Marco Faustino

24 de abril de 2024, 17h44

Foi criada com o uso de IA (inteligência artificial) a imagem que mostra idosos fantasiados de mísseis nas cores verde e amarelo na praia de Copacabana. Indícios presentes na imagem, como rostos, braços e pernas em formatos irregulares, apontam que o registro não é real. A conclusão é corroborada por especialistas do Laboratório de Inteligência Artificial da Unicamp, em análise feita a pedido do Aos Fatos.

Publicações que compartilhavam a foto falsa acumulavam 4.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter), centenas de curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta quarta-feira (24).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Posts difundem foto criada por IA que mostra idosos fantasiados de mísseis nas cores verde e amarela como se fosse um registro real

Trata-se de um um registro criado por inteligência artificial a imagem que mostra três idosos fantasiados de mísseis nas cores verde e amarelo durante um ato político na praia de Copacabana. Além de o Aos Fatos não ter encontrado a foto em acervos de agências de notícias nacionais e internacionais, há evidências comumente apontadas por especialistas de que o registro foi criado artificialmente (veja abaixo):

  • Os braços e pernas dos idosos que aparecem sentados em segundo plano têm formatos anatômicos irregulares;
  • A mulher, por exemplo, possui dois braços direitos, sendo que um deles aparece colado à perna direita. Suas pernas também estão unidas;
  • Já o homem tem mãos com contorno irregular e não tem dedos no pé direito.

Trecho ampliado de imagem mostra as evidências de que a foto de três idosos fantasiados de mísseis em Copacabana foi criada por IA
IA. Membros superiores e inferiores com formatos anatômicos irregulares de idosos que aparecem em segundo plano atestam que foto que circula nas redes foi gerada artificialmente (Reprodução/X).

Uma análise conduzida pelo professor Anderson Rocha, coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) a pedido do Aos Fatos apontou que a possibilidade de a imagem ser inautêntica é superior a 99,9%.

“As faces têm alta chance de serem falsas, conforme arquivo em anexo. Além disso, dois detectores de edição mostram boa probabilidade de que houve alterações também, não necessariamente via IA”, afirmou Rocha.

Imagem mostra regiões com maior chance de falsificação ou manipulação
Edição. Regiões em vermelho mostram maior chance de falsificação ou manipulação (Reprodução/Recod.ai).

Embora não sejam 100% confiáveis, cinco ferramentas que prometem identificar de maneira automática conteúdos criados por IA também apontaram que a imagem foi gerada artificialmente. A Hive Moderation e a AI or Not indicaram chances de 99,9% e 100%, respectivamente. As ferramentas Hugging Face e Content at Scale indicaram a possibilidade de 92%. Já Is it AI apontou que a chance da foto ter sido criada por IA é de 95,44%.

Leia mais
Nas Redes Imagem de crianças palestinas em frente a escombros foi criada por IA
Nas Redes Vídeo de 7 de Setembro de 2022 circula como se mostrasse ato recente em Copacabana

No último fim de semana, Bolsonaro e aliados participaram de um ato na praia de Copacabana convocado pelo próprio ex-presidente semanas antes. Durante sua fala, Bolsonaro voltou a pedir anistia para os condenados pelo 8 de Janeiro e elogiou o dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, a quem apelidou de “mito”.

Referências:

1. Aos Fatos
2. Hive Moderation
3. AI or Not
4. Hugging Face
5. Content at Scale
6. Is it AI
7. g1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.