É falso que internet da Starlink é a única disponível no RS durante enchentes

Por Ethel Rudnitzki

7 de maio de 2024, 18h11

Não é verdade que a internet fornecida pela Starlink, empresa de satélites do bilionário Elon Musk, é a única ainda em atividade no Rio Grande do Sul após as enchentes. A Conexis — associação de empresas de telecomunicações e conectividade no Brasil — afirmou que as principais operadoras de internet fixa e móvel têm mantido redes ativas na maior parte do estado e que a Starlink representa apenas 0,1% do mercado local.

As publicações enganosas acumulavam mais de 2.000 curtidas no Threads até a tarde desta terça-feira (6) e circulam também no Whatsapp, plataforma em que não é possível medir o alcance dos conteúdos (Fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Internet de Elon Musk é a única que está disponível para auxiliar nos resgates do Rio Grande do Sul.

post enganoso traz foto de Elon Musk e legenda que afirma que Starlink é a única internet disponível no Rio Grande do Sul durante as enchentes

A internet fornecida pela Starlink, de Elon Musk, não é a única atualmente disponível no Rio Grande do Sul em meio ao desastre climático que atinge o estado. Diferentemente do que alegam peças de desinformação nas redes, empresas como Claro, Tim, Oi, Vivo, Sercomtel e Algar Telecom, que integram a Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal), continuam ativas na região com tecnologias de rede fixa e móvel.

Em nota, a associação afirmou que tem passado por problemas de fornecimento em algumas regiões, em especial aquelas isoladas pelas águas e que sofrem com falta de energia, mas que “as empresas estão com redes fixa e móvel disponíveis no estado e seguem atuando para restabelecer o serviço nos locais afetados".

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), 259 municípios do Rio Grande do Sul tiveram os serviços de telecomunicações afetados de forma parcial, sendo que 12 estavam sem acesso à rede no último domingo (5).

Dados da agência mostram que a Starlink representa apenas 0,1% dos acessos de banda larga fixa no Rio Grande do Sul.

Na última sexta (3), a Conexis publicou um posicionamento em que anunciou ter habilitado o roaming gratuito entre as operadoras que integram a associação. O serviço permite que o consumidor se conecte à rede de outra prestadora de serviço quando a sua prestadora original estiver fora do ar. A Starlink não faz parte da iniciativa, já que não integra a Conexis.

O monitoramento de troca de tráfego de dados de internet mantido pelo IX.br também mostra que a internet em Porto Alegre segue ativa, embora tenha registrado queda de cerca de 50% nos últimos quatro dias em comparação com a semana passada. Como o site só agrega dados de alguns municípios, não é possível verificar a situação de outras regiões do estado.

 Gráfico mostra tráfego de dados de internet nos últimos sete dias em Porto Alegre
Bits por segundo. Registros mostram queda no tráfego de dados via internet em Porto Alegre nos últimos sete dias (Reprodução/IX.br)

O monitor registrou indisponibilidade parcial dos serviços de internet, com dois incidentes de interrupção de pontos de interconexão por falhas elétricas na capital gaúcha durante o final de semana, sendo que um deles foi resolvido ainda na noite de sábado (4).

Desde o final de abril, o Rio Grande do Sul tem sofrido com fortes chuvas e inundações que afetaram 388 de seus 497 municípios. Até o momento, foram registradas 90 mortes e 132 desaparecimentos, além de 155 mil pessoas desalojadas.

Referências:

1. Anatel
2. Conexis
3. IX.br (1, 2)
4. Agência Brasil
5. g1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.