É montagem vídeo em que Janja ri após Lula falar sobre mortes de ex-mulheres

Por Luiz Fernando Menezes

25 de abril de 2024, 16h40

Foi manipulado o vídeo que mostra a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, rindo após o presidente Lula (PT) narrar como morreram suas duas ex-mulheres, Maria de Lourdes e Marisa Letícia. A edição que circula nas redes junta duas gravações diferentes: uma propaganda eleitoral do PT em que Lula se diz contra o aborto, e um discurso no qual Janja se emociona com a promessa do petista de que irá acabar com a fome no país.

O vídeo editado acumulava milhares de visualizações no TikTok, no Kwai e no Threads até a tarde desta quinta-feira (25).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

A canja descobrindo que entrou numa fria.

Vídeo mostra Lula ao lado de Janja; primeira-dama sorri depois que presidente fala que sua ex-mulher, Marisa Letícia, morreu após um AVC

São enganosas as publicações que mostram a primeira-dama Rosângela da Silva sorrindo após Lula relatar como suas duas ex-mulheres morreram. O vídeo que tem sido compartilhado nas redes é uma montagem que une duas gravações diferentes:

  1. O registro no qual Lula relata que foi casado com Maria de Lourdes da Silva e Marisa Letícia Lula da Silva, foi veiculado em uma propaganda eleitoral de outubro de 2022. Nela, o petista aparece sozinho, sem Janja;

  1. Já a cena em que Janja sorri foi retirada de um discurso feito pelo presidente em outubro de 2023. Na verdade, como pode ser verificado nas imagens com maior qualidade, a primeira-dama se emocionou quando Lula prometeu que seu governo iria acabar com a fome no país.

Leia mais
Nas Redes É montagem foto que mostra Janja com vestido comparado a uma pamonha
Nas Redes Sósia de Janja aparece em vídeo com Bolsonaro, não a primeira-dama

A montagem tem sido usada nas redes para atacar Janja. Usuários que compartilham o vídeo interpretam sua risada como uma zombaria em relação à morte das ex-companheiras de Lula ou como uma demonstração de que ela se sentia ameaçada pelo destino das duas mulheres.

Referências:

1. Poder360
2. MDS

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.